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quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Que Tal Conhecer o Novo Camaro ss?

Acelerar o Camaro atual é como fazer uma viagem aos Estados Unidos dos anos 60, quando os poderosos muscle cars viviam seu auge e bebiam muitos e muitos litros da então barata gasolina. A quinta geração do cupê da Chevrolet é uma bela releitura da primeira, de 1967.





DESENHO - Linhas do moelo atual remetem às imponentes formas do Chevrolet de quatro décadas atrás
Trazido por importação independente, o Camaro avaliado por Autos é o SS, que tem preço a partir de R$ 290 mil. Na mesma loja, as configurações com motor V6 (de 308 cv) podem sair a partir de R$ 219mil.
O modelo mais caro é equipado com a alma dos esportivos americanos. Estamos falando de um poderoso V8 de alta cilindrada (6,2 litros). E sem grandes recursos tecnológicos, diferentemente da maioria dos motores modernos.
Ele tem só duas válvulas por cilindro, mas desenvolve 432 cv de potência e bons 58 mkgf de torque. O câmbio, no exemplar que andamos, é automático de seis marchas, com aletas atrás do volante para trocas.
Também inspirado no carro de 42 anos atrás é o desenho desse Camaro. Não só por fora. Quando se entra nele, o formato plano do painel e as molduras saltadas do velocímetro remetem imediatamente àqueles bons e velhos tempos.
Outro toque de antigamente são os quatro charmosos instrumentos extras no console central. Estão lá manômetro de óleo, voltímetro e indicadores das temperaturas do óleo do motor e do câmbio. São de difícil leitura, mas isso não chega a ser um problema. Atualmente isso já não é tão necessário como na década de 60.
O que incomoda nessa nova geração do Chevrolet é o volante. Apesar de bonito, seu aro dificulta uma boa empunhadura, algo primordial quando se tem tanto poder à disposição do pé direito. Até os botões nos raios, do controle de velocidade, som e telefonia, são ruins de se acessar. Ao menos a direção é bem eficiente, de relação variável.
Mas, na verdade, esse detalhe é fácil de ser esquecido quando se acelera o Camaro. Os enormes pneus traseiros com mediadas 275/40 ZR20 despejam sem dó toda a fúria do motor. Claro que recomenda-se manter o controle de estabilidade ligado. A força é tamanha que não custa manter a prudência.

Mas mesmo aqueles que tiverem coragem e, obviamente, habilidade, para dispensá-lo não deverão ter grandes problemas. Ao contrário do Chevrolet de 1967, a suspensão sabe lidar com as curvas.
Atrás, a estrutura multibraço ajuda a manter tudo sob controle. Para ajudar a tracionar, o diferencial é de deslizamento limitado. Esses itens são muito bem-vindos num carro que tem 4,84 metros de comprimento e pesa 1.770 kg. Como comparação, a carroceria é do mesmo tamanho da de um Ford Fusion V6, que é 120 kg mais leve. Em resumo, o Camaro é o sonho de muita gente: uma volta ao passado com os pés no presente.
CHEVROLET CAMARO SS | Ficha técnica
Preço sugerido: 
R$ 290 mil
Motor: 6.2, V8, 16V, gas.
Potência: 432 cv a 5.900 rpm
Torque: 58 mkgf a 4.600 rpm
Câmbio: Sequencial, 6 m.
Vel. Máxima: 4,6 segundos
Comprimento: 4,84 metros
Entre-eixos: 2,85 metros
Largura: 1,91 metro
Peso: 1.770 quilos
País de origem: Canadá

Postador Por : YAGO

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